
“O Teatro é uma arte milenar. Disso todos nós sabemos. Muitos dizem que surgiu na Grécia, outros reivindicam sua origem no Egito. Trago aqui apenas uma verdade incontestável: o teatro é uma arte, feita pelo ser humano para si e seu semelhante, transformando-se ao longo do tempo e em diversos espaços. Teatro na escola. Teatro na praça. Teatro na rua. Teatro na internet. Teatro na empresa. Teatro na fábrica. Teatro no apartamento. Teatro no Teatro! Todos os lugares podem nos servir como um palco para a arte do teatro. Afinal, vale lembrar que a palavra “teatro”, no sentido grego, significa justamente “lugar de onde se vê”. Ora, o Teatro é a arte da visão. Ver o mundo em todas as suas possibilidades e contrariedades. Nesse sentido, o Teatro é talvez a arte mais democrática que existe, pois trata-se de uma criação coletiva, cujas vozes dissonantes têm espaço para a profusão de ideias em direção aos sentidos dos espectadores. ”
“A importância do teatro reside exatamente nesse território em que várias vozes – opiniões, ideias, pensamentos, identidades, posicionamentos, enfim – ganham espaço para manifestar sua existência social em sintonia e respeito aos Direitos Humanos. Por meio de um espetáculo teatral, pode-se abordar diversos temas com o intuito de educar, instruir, transmitir algum saber direcionado. Ou mesmo – o que considero até mais atrativo – ser uma experiência de fruição artística por si mesma. Ora, o teatro é uma linguagem e se comunica. Nós, seres humanos, que nos comunicamos por meio da palavra e do gesto, também podemos aperfeiçoar nossas habilidades por meio da prática teatral. Desenvolve o autoconhecimento, melhora a autoestima, estimula a criatividade e a memória, a inteligência emocional. Poderia elencar outras vantagens, mas resta afirmar que quem se aproxima, de alguma forma, do teatro, vive bem melhor. Abre-se para novos horizontes e perspectivas. ”
“O mundo pode e vai continuar sem nós, mas eu preciso acreditar que nós o tornamos um lugar melhor. Que nós o deixamos mais rico e mais sábio por termos escolhido o caminho da arte”